ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR HARRY AMORIM COSTA
Dentro
de cada um de nós existem: histórias
maravilhosas
que podem melhorar as nossas vidas e
as
vidas dos que vivem em nosso redor; histórias
que
evocam recordações que nos alegram e fazem
sorrir
ou que nos entristecem; histórias fabulosas
que
podem desafiar o intelecto; histórias magníficas
à
espera de sair cá para fora, se deixarmos. Agora,
mais
do que nunca, acredito que as histórias podem
ajudar-nos
a enfrentar as dificuldades da vida
e
contribuir para a nossa transformação numa
sociedade
melhor, numa humanidade melhor e num
mundo
melhor. Quando se conta uma história
maravilhosa,
a magia acontece.
Stuart
Avery Gold
Ping,
uma rã à procura de um novo lago
Lisboa, Editorial Presença, 2006
JUSTIFICATIVA
A leitura é muito importante para o
desenvolvimento oral e escrito. Estimula o aluno o hábito de ler e através do
teatro suscita a imaginação dos alunos,
enriquece o vocabulário, incentiva a leitura, além de sempre estar
atualizado para conversar e debater qualquer tipo de assunto, expondo suas idéias.
OBJETIVOS
Objetivo Geral: oportunizar momento de leitura, desenvolvimento
da imaginação e a criação de conhecimentos atualizados para o enriquecimento de
vocabulário.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas,
colagens, recontos dos textos;
· Desenvolver a linguagem oral, fazendo reconto do
texto;
. Ouvir com atenção a leitura em feita pela professora;
· Ler de forma convencional ou não;
· Dramatizar histórias, por meio da expressão teatral;
· Descrever cenários e personagens;
. Realizar atividades na sala de informática a partir das
histórias conhecidas.
· Transportar a imaginação;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
. Possibilitar momentos para que as crianças coloquem suas
emoções e necessidades;
. Aprender valores;
. Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
PÚBLICO ALVO
Alunos do
Pré ao 5ºano do ensino Fundamental
CRONOGRAMA
O projeto será executado durante o ano letivo de 2012,
na Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa, obedecendo ao seguinte
cronograma:
Mês
|
Atividade
|
Março
|
Elaboração do
projeto, pesquisas, seleção de materiais, livros
|
Abril
|
Contação de
histórias através de teatro: O grande rabanete pela data do dia da leitura
|
Julho
|
Ensaio e
leitura de textos para apresentação após as férias
|
Agosto
|
Apresentação
do teatro Os Saltimbancos pela passagem do Dia do Estudante
|
Outubro
|
Apresentação
do teatro A cor da diversidade pela passagem do Dia das Crianças
|
METODOLOGIA
Leitura de contos de fadas e histórias infantis
Leitura de histórias com o tapete de histórias e
participação das crianças no cantinho da leitura nas salas de aula;
Leitura com utilização de imagens no projetor
multimídeas;
Apresentação feita no palco pelos professores da
escola;
Reprodução de histórias ouvidas com fantoches;
Apreciação da leitura feita pela professora;
Assistir filmes em DVDs de algumas histórias contadas;
Assistir filmes rápidos dos contos na sala de
informática,
Visita à biblioteca para leitura e manuseio de livros
paradidáticos,
Execução de atividades na sala de informática;
Atividades xerocopiadas,
Dramatização em sala de aula de histórias conhecidas,
onde as crianças sejam as personagens;
Dramatização das histórias, observando (Expressões
faciais, criatividade, vocabulário, narração, movimentos espontâneos e
programados, postura e encenação, colocação de voz)
Escrita e reescrita das histórias.
Elaborar um novo final, diferente do original;
RECURSOS
RECURSOS MATERIAIS:
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos, feitos com materiais
reciclados;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Cenário para apresentações;
· Lápis de cor, giz de cera, sulfite, papéis coloridos,
tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel, livros paradidáticos,
computadores.
Roupas apropriadas para a apresentação.
RECURSOS HUMANOS
Professores das turmas, assistentes de biblioteca e professores
de apoio educacional.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita
através da observação diária das crianças nas atividades propostas, tais como:
Dramatização de algumas histórias, utilizando
fantasias e músicas com coreografia e apresentação;
Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as
histórias;
Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas,
tendo o professor como escriba;
Execução das atividades na sala de informática.
Participação e interesse na apresentação teatral.
.
"A
leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo."
(Joseph Addison)
(Joseph Addison)
Nenhum comentário:
Postar um comentário