terça-feira, 24 de julho de 2012

Projeto Leitura com Teatro


 

ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR HARRY AMORIM COSTA


 


Dentro de cada um de nós existem: histórias
maravilhosas que podem melhorar as nossas vidas e
as vidas dos que vivem em nosso redor; histórias
que evocam recordações que nos alegram e fazem
sorrir ou que nos entristecem; histórias fabulosas
que podem desafiar o intelecto; histórias magníficas
à espera de sair cá para fora, se deixarmos. Agora,
mais do que nunca, acredito que as histórias podem
ajudar-nos a enfrentar as dificuldades da vida
e contribuir para a nossa transformação numa
sociedade melhor, numa humanidade melhor e num
mundo melhor. Quando se conta uma história
maravilhosa, a magia acontece.
Stuart Avery Gold
Ping, uma rã à procura de um novo lago

Lisboa, Editorial Presença, 2006

 

 

JUSTIFICATIVA


A leitura é muito importante para o desenvolvimento oral e escrito. Estimula o aluno o hábito de ler e através do teatro suscita a imaginação dos alunos,  enriquece o vocabulário, incentiva a leitura, além de sempre estar atualizado para conversar e debater qualquer tipo de assunto, expondo suas idéias.




OBJETIVOS

Objetivo Geral: oportunizar momento de leitura, desenvolvimento da imaginação e a criação de conhecimentos atualizados para o enriquecimento de vocabulário.

OBJETIVOS CONCEITUAIS:

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas, colagens, recontos dos textos;
· Desenvolver a linguagem oral, fazendo reconto do texto;
. Ouvir com atenção a leitura em feita pela professora;
· Ler de forma convencional ou não;
· Dramatizar histórias, por meio da expressão teatral;
· Descrever cenários e personagens;
. Realizar atividades na sala de informática a partir das histórias conhecidas.
· Transportar a imaginação;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;

OBJETIVOS ATITUDINAIS:
. Possibilitar momentos para que as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
. Aprender valores;
. Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

 

PÚBLICO ALVO

 
Alunos do Pré ao 5ºano do ensino Fundamental


CRONOGRAMA


O projeto será executado durante o ano letivo de 2012, na Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa, obedecendo ao seguinte cronograma:
Mês
Atividade
Março
Elaboração do projeto, pesquisas, seleção de materiais, livros
Abril
Contação de histórias através de teatro: O grande rabanete pela data do dia da leitura
Julho
Ensaio e leitura de textos para apresentação após as férias
Agosto
Apresentação do teatro Os Saltimbancos pela passagem do Dia do Estudante
Outubro
Apresentação do teatro A cor da diversidade pela passagem do Dia das Crianças



METODOLOGIA


Leitura de contos de fadas e histórias infantis
Leitura de histórias com o tapete de histórias e participação das crianças no cantinho da leitura nas salas de aula;
Leitura com utilização de imagens no projetor multimídeas;
Apresentação feita no palco pelos professores da escola;
Reprodução de histórias ouvidas com fantoches;
Apreciação da leitura feita pela professora;
Assistir filmes em DVDs de algumas histórias contadas;
Assistir filmes rápidos dos contos na sala de informática,
Visita à biblioteca para leitura e manuseio de livros paradidáticos,
Execução de atividades na sala de informática;
Atividades xerocopiadas,
Dramatização em sala de aula de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Dramatização das histórias, observando (Expressões faciais, criatividade, vocabulário, narração, movimentos espontâneos e programados, postura e encenação, colocação de voz)
Escrita e reescrita das histórias.
Elaborar um novo final, diferente do original;


RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS:
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos, feitos com materiais reciclados;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Cenário para apresentações;
· Lápis de cor, giz de cera, sulfite, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel, livros paradidáticos, computadores.
Roupas apropriadas para a apresentação.

RECURSOS HUMANOS
Professores das turmas, assistentes de biblioteca e professores de apoio educacional.

 

AVALIAÇÃO



A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas, tais como:
Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação;
Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba;
Execução das atividades na sala de informática.
Participação e interesse na apresentação teatral.


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"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo."
(Joseph Addison)

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